sábado, 16 de abril de 2011

Aula 3 - Algorítmos(06/04)


Um algoritmo representa um conjunto de regras para a solução de um problema.

Exemplo:
Uma receita de bolo

Definimos os ingredientes e suas proporções.
 Da mesma forma, em programação, o algoritmo especifica com clareza e de forma correta as instruções que um software deve conter para que, ao ser executado, forneça resultados esperados.
 
Em primeiro lugar, deve-se saber qual é o problema a ser resolvido – o seu objetivo.
Daí devemos extrair todas as informações a respeito desse problema , relacionar as informações, buscando  o entendimento.




  Modelagem do problema

Depois, sabendo como resolver o problema, a tarefa consiste em descrever claramente os passos para se chegar à sua solução.
Os passos por si só não resolvem o problema.
É necessário colocá-los em uma sequência lógica.

 Especificação do algoritmo
Método para construção de Algoritmos  
a)Ler atentamente o enunciado, destacando os pontos mais importantes;
b) Definir os dados de entrada;
c) Definir o processamento (transforma dados de entrada em dados de saída);
d) Definir dados de saída;
e) Construir o algoritmo;
f)Testar o algoritmo realizando simulações.

Um motorista que necessita efetuar a troca de um pneu furado segue uma sequência de passos:

  • Verifica qual pneu está furado
  • Posiciona o macaco para levantar o carro
  • Pega o estepe
  • Solta os parafusos
  • Substitui o pneu furado
  • Recoloca os parafusos
  • Desce o carro
  • Guarda o macaco e o pneu furado

  Tipos de Algoritmos
  • Descrição narrativa
  • Pseudocódigosou Português Estruturado
  • Fluxogramaou Diagrama de Blocos
  • Diagrama de Chapin ouDiagrama Nassi-Shneidermanou Diagrama N-S
 
 
Descrição Narrativa
Utiliza linguagem natural para especificar os passos a serem seguidos para a resolução do problema.
Exemplo: Somar três números
Passo 1 – Receber os três números
Passo 2 – Somar os três números 
Passo 3 – Mostrar o resultado obtido

Resolva:
Faça uma Descrição narrativa de:
  • Como fazer um sanduiche? Você separa  2 fatias de pães,os condimentos, presunto,queijo, põe os condimentos,o presunto e o queijo, e depois leva o sanduiche até a boca.
  • Como participar da aula de algoritmos? Saios de casa, abrimos o portão, pegamos o ônibus,descemos do ônibus, caminhamos até a sala de aula e assistimos a aula.


Pseudocódigo, Português Estruturado ou Portugol

Significa “falso código”.
Utiliza linguagem intermediária entre linguagem natural e linguagem de programação.
É utilizado para organizar o raciocínio lógico a ser seguido para resolução de um problema.

 
Todo algoritmo representado por um pseudocódigo deverá ser, primeiramente identificado.
Para se identificar ou nomear um algoritmo recomenda-se:
  • Não utilizar espaços entre as letras. O caracter underline ( _ ) pode ser utilizado.
  • Não iniciar o nome com algarismos (números).
  • Não utilizar palavras reservadas como var, se, …
  • Não utilizar caracteres especiais como ?, *, @, …
  • Não utilizar nomes iguais para representar variáveis diferentes.
  • Ser sucinto e utilizar nomes coerentes.
Essas recomendações também são válidas para a identificação das variáveis.

Tipos de Dados:
Inteiro – para número inteiros positivos ou negativos.
Real – para números com casas decimais, positivos ou negativos.
Lógico ou booleano – poderá receber verdadeiro (1) ou falso (0).
Literal, texto ou caractere – poderá receber letras, números e símbolos. Obs. Os números armazenados em uma variável cujo tipo de dado é literal não poderão ser utilizados para cálculos.
 Exercicios:   
Faça uma Descrição narrativa e após crie um algoritmo em Pseudocódigo
a)Especificar um algoritmo para calcular e exibir na tela a área de um triângulo de base b e altura h, em que os valores de b e de h são fornecidos pelo usuário via teclado.
 
  A = (b * h)/2

Passo 1 – pedir para o usuário digitar os valores de b e h
Passo 2 – Calcular a área s usando a fórmula s = (b * h)/2
Passo 3 – Exibir o valor de A na tela

Algoritmo Area
Var
       a, b, s: real
Inicio
       Ler (a, b)
       s ← (b * a)/2
       Escrever (s)
Fim
Faça uma Descrição narrativa e após crie um algoritmo em Pseudocódigo
b) Compraram-se 30 canetas iguais, que foram pagas com uma nota de R$ 100,00, obtendo-se R$ 67,00 de troco. Quanto custou cada caneta?

Passo 1 – Pegar os valores 30, 100 e 67
Passo 2 – Subtrair 67 de 100 e dividir o resultado por 30
Passo 3 – Mostrar o resultado final

Algoritmo Caneta
Var
       canetas,valor pago, troco, valor: real
Inicio
       canetas ← 30
       valor_pago ← 100
       troco ← 67
       preco ← (valor_pago – troco)/canetas
       Escrever (preco)
Fim



Se x possui o valor 15 e forem executadas as seguintes instruções:
  x ← x + 3
  x ← x – 6
  x ← 3 * X
Qual será o valor armazenado em x?

x ← 15 + 3
x ← 18 – 6
x ← 3 * 12         x= 36

Fluxograma ou Diagrama de Blocos
É um tipo de algoritmo que utiliza símbolos gráficos para representar as ações ou instruções a serem seguidas.
É considerado um algoritmo universal por usar figuras.

Exemplo: Somar três números



Exercicios: 
1.Fazer o fluxograma dos 2 exercícios anteriores.

Reflexão
Entendi que algoritmos são uma sequência de passos a serem seguidos para a resolver algum problema,desde o entendimento do problema até a resolução, assim sabendo utilizar as linguagens de sistema corretamente e seguindo corretamente esses passos somos capazes de desenvolver inúmeros programas com infinitas funções dependendo da necessidade do contratante do serviço.

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